Notícias Retaprene Fique por dentro das nossas novidades

Confira nossos artigos sobre o setor de impermeabilização, revestimentos e resinas. Por aqui, você tem acesso às informações relevantes e que contribuem para o seu conhecimento.

como impermeabilizar laje

Como impermeabilizar laje com poliuretano: vantagens e segredos

Aprender como impermeabilizar laje é ficar por dentro de um dos processos mais importantes da construção civil.

A impermeabilização é fundamental para livrar lajes de corrosões e infiltrações, além de protegê-las da ação do tempo, deixar sua aparência mais lisa e dar um ótimo acabamento.

Continue a leitura para aprender como impermeabilizar laje com poliuretano, um dos métodos mais eficientes.

Como funciona a Manta de Poliuretano

A manta de poliuretano é uma das mais eficientes formas de como impermeabilizar laje.

Usada em diversas aplicações, também é ótima para vedação de paredes, piscinas, entre outras superfícies que exigem impermeabilização intensa.

Por que e como impermeabilizar laje com poliuretano?

A impermeabilização é um dos métodos mais eficientes para proteger estruturas e a utilização do poliuretano tem ótimos resultados.

Sem proteção do impermeabilizante, o concreto fica exposto à ação externa de microrganismos, gerando desgastes e reduzindo sua resistência.

O material também pode receber ataques de fungos e bactérias, criando problemas estruturais.

Na prática, ao realizar a impermeabilização de laje, você evita o surgimento de mofo, infiltrações e goteiras, garantindo a saúde estrutural do imóvel e reduzindo gastos com reformas e adequações.

Tipos de impermeabilizantes

Um dos métodos mais eficazes de como impermeabilizar laje é com o revestimento da manta líquida de poliuretano.

Também chamada popularmente de PU, esse material possui alta qualidade e mais durabilidade que outros métodos, oferecendo uma solução duradoura e resistente para seu imóvel.

Saiba mais sobre esse impermeabilizante de laje, um dos sistemas de impermeabilização mais eficazes.

Vantagens de impermeabilizar com poliuretano

Além de ser um dos mais eficientes métodos de como impermeabilizar laje, o Poliuretano também é muito usado em:

  • Caixas d’água;
  • Tanques;
  • Coberturas;
  • Paredes;
  • Piscinas.

Esse impermeabilizante para laje exposta possui muitas vantagens, como a resistência aos produtos químicos corrosivos, às fissuras e trincas, à hidrólise, às altas temperaturas, ao impacto e abrasão e ao desgaste.

Manta impermeabilizante

A manta impermeabilizante para laje de Poliuretano também possui ótima elasticidade, e suporta grandes movimentações, por isso o procedimento ganha o nome de impermeabilização flexível.

Essa flexibilidade permite que a impermeabilização seja resistente aos movimentos estruturais e térmicos, como dilatação e contração, sem danos ao local.

O produto também proporciona facilidade na limpeza para higienização completa da superfície. Ela adere em diversas superfícies, como alumínio, aço, madeira, borracha, fibra de vidro e, é claro, é ótima como produto para vedar laje de concreto.

Tempo de espera para usar a laje

Após apenas 24 horas da aplicação da manta, já é possível realizar o tráfego intenso sobre a superfície.

Isso mostra a resistência e praticidade da manta para laje de Poliuretano. Entre outras vantagens ainda está o isolamento acústico das lajes de cobertura e a redução de deslizamento de carga.

Ela ainda é ecológica, não emitindo gases poluidores e não sendo prejudicial ao meio ambiente.

Como funciona o processo?

O primeiro processo para aprender como impermeabilizar laje é a preparação do local, também chamado de cura.

O passo seguinte é vedar todas as trincas e porosidades acabando com a possibilidade de infiltrações e outros problemas.

Com a primeira cobertura de laje feita, chegou o momento de preparar o substrato de concreto, lixando a superfície para eliminar ondulações e criar ranhuras para que o produto para impermeabilizar tenha aderência.

Logo após, se aplica o primer e a manta de poliuretano, ou PU, um excelente impermeabilizante para laje com o auxílio de um rodo dentado para dar uniformidade. Para o acabamento é indicado o uso de antiderrapante e a pintura final com o próprio poliuretano.

Foto: Meramente ilustrativa
voltar

Principais Clientes conheça algumas das empresas atendidas pela Retaprene