Notícias Retaprene Fique por dentro das nossas novidades

Confira nossos artigos sobre o setor de impermeabilização, revestimentos e resinas. Por aqui, você tem acesso às informações relevantes e que contribuem para o seu conhecimento.

isolamento térmico com espuma de poliuretano

Espuma de poliuretano: Conheça vantagens deste isolamento térmico

Você conhece o método de isolamento térmico com espuma de poliuretano? Esse sistema é casualmente usado em indústrias como forma de preservar a temperatura dos ambientes. Por ser um material muito versátil, ele pode substituir a madeira, o metal, borracha e até mesmo o algodão. Tudo depende de sua necessidade. Você verá neste artigo os benefícios da espuma de poliuretano e onde pode usá-la. Acompanhe!

Vantagens e aplicações da espuma de poliuretano

A espuma de poliuretano é um material muito utilizado na construção civil graças às suas diversas aplicações. Por se adaptar a muitos padrões sua fórmula muda conforme a necessidade de uso.

Basicamente, ela funciona como um tipo de selante adesivo que ainda serve como protetor térmico. Contudo, apesar de chamada de espuma, seu componente não cede a pressão nem encolhe, sendo bastante resistente a impactos.

O produto é feito a partir de duas substâncias: diol e diisocianato que quando misturados provocam uma reação química. Por causa disso, é possível isolar um ambiente do outro, bloqueando calor, ruídos, aumentando assim, o conforto para ambas as áreas.

Graças a sua superfície resistente, lisa e impermeável, ela se torna um elemento essencial contra chuva, vento, neve e correntes de ar. Apesar de ser um produto de alta qualidade e fácil aplicação, seu valor é bem acessível e rende até três vezes o seu volume inicial assim que aplicado. Veja mais benefícios da espuma de poliuretano a seguir!

Isolamento térmico

Sim, é possível obter isolamento térmico com espuma de poliuretano. Essa é uma das maiores vantagens deste produto — senão o maior. Esse recurso só é possível porque ao fazer o assentamento de batentes, vedar frestas e janelas de madeira, a espuma absorve as vibrações do ambiente. Por isso, as indústrias que funcionam com refrigeração e dependem de um ambiente com temperatura controlada são beneficiadas. Além disso, a espuma de poliuretano apresenta outras vantagens:

  • Resistência a bactérias;
  • Estanca boa parte de vazamentos;
  • Isolante acústico e eliminação de ruídos;
  • Resistência a condições de clima desfavoráveis;
  • Produto econômico e de ótimo custo-benefício;
  • Alta durabilidade;
  • Fácil aplicação;
  • Capacidade de se moldar a diferentes superfícies e espaços.

Onde a espuma de poliuretano pode ser aplicada

Em virtude de sua capacidade de se adaptar a diversos usos, é possível usar as propriedades da espuma em muitas situações. Então ela não é somente usada no ramo de construção civil, mas também na indústria automobilística e outros meios:

  • Fabricação de colchões e estofados;
  • Fixação de portas e batentes;
  • Correção de falhas em paredes ou superfícies;
  • Fabricação de pneus;
  • Isolamento de locais;
  • Auxilia os sistemas de congeladores e refrigeração.

Placa em Poliuretano

Como você já sabe, a espuma de poliuretano é encontrada em muitos formatos, sendo mais comum o uso por meio de aplicadores, onde o produto é vendido na condição de semi líquido. Por outro lado, se você deseja ter certeza que a aplicação do produto será impecável, uma boa solução é comprá-lo no formato de placa de poliuretano expandido.

Dessa forma, você vai ter o produto em forma de espuma rígida numa estrutura variável de 20 kg/m³ até 600 kg/m³. Além disso, acima de 100 kg/m³ é possível usá-la como um material de estrutura, aplicando em pisos de frigoríficos e câmaras frias, isolamento de paredes e forros, embarcações, tanques, caixas para transporte e outras funcionalidades.

Para ter mais informações sobre a placa em poliuretano expandido rígido da Retatherm, é só entrar em contato com a nossa equipe. Assim você terá um atendimento personalizado com a equipe da Retaprene, contando com a instalação e qualidade que só nós temos!

Leia também



Principais Clientes conheça algumas das empresas atendidas pela Retaprene