Gostaria de receber uma ligação gratuita?

5 tipos de resina e onde são utilizadas

tipos de resina e onde sao utilizadas

A resina é uma espécie de secreção formada em árvores, em sua maioria da espécie conífera — aquelas com formato de cone. Embora seja uma substância natural, também pode ser produzida de forma sintética por meio de fonte não renovável. Existem vários tipos de resina e é isso que vamos te mostrar agora neste artigo. Acompanhe!

O que é resina e suas diferenças

A resina é uma substância usada para fabricar produtos e plásticos. Apesar de existirem diversos tipos de resinas, seu aspecto no geral é de um material não cristalino, viscoso e insolúvel na água. Pode ser transparente ou translúcido, solúveis em óleos essenciais, álcool, éter e outros.

Existem muitos tipos de resina e cada uma possui suas funcionalidades. No entanto, antes de vermos os tipos de resinas, é preciso entender que as elas são divididas em duas classificações. Vejamos agora:

Resina natural

Formada por meio das plantas, essa substância é inflamável, possui tom amarelo claro, é encontrada no estado sólido e pode amolecer sendo aquecida a 100ºC. A resina vegetal rígida fossilizada é o âmbar, encontrada em árvores como o pinheiro, por exemplo. O breu, um tipo de resina natural é muito utilizado na indústria do papel, na fabricação de sabão em pó, vernizes e tintas.

Resina sintética

Enquanto isso, a resina sintética apesar de ser designada para fins semelhantes da resina natural, é feita na maioria das vezes por meio do petróleo. As resinas hidrocarbônicas aromáticas (C9), um tipo sintético, é muito utilizada na produção de tintas e adesivos, além de fabricar plásticos.

Conheça os principais tipos de resinas

Então a seguir acompanhe os tipos de resinas mais conhecidos no mercado. Entre elas estão presentes as do tipo natural e sintético:

1. Resina epóxi

A resina epóxi é um tipo de plástico termorrígido usado na fabricação de tintas para diversos segmentos. Produção de embalagens de alimentos, artigos esportivos e catalisadores estão na lista. Seu uso é versátil, por isso também está presente em muitas indústrias. Ela é um material resistente, tem grande capacidade de aderência e dependendo de sua classificação ainda obtêm proteção UV.

2. Resina acrílica

A resina acrílica é usada no mercado para proporcionar um aspecto mais atraente em diversos materiais. Graças a sua fórmula que recebe ação impermeabilizante e resistência, ela é indicada para pintar tijolos, telhas, pedras e outras superfícies semelhantes. Seu acabamento é brilhante e transparente, com o intuito de proteger e realçar as condições naturais do produto.

3. Resina poliéster

Muito utilizada para laminação, a resina de poliéster é tida como um reforço de fibra de vidro para o processo de basecoats automotivos. Seu uso neste ramo acontece por uma tinta que proporciona alta cobertura e retoques em veículos.

4. Resina breu

Conhecida como a resina de vegetal mágica, ela é um dos tipos de resinas naturais e pode ser encontrada principalmente na floresta amazônica, na árvore almécega. Quando extraída, fica em contato com o ar e endurece, se transformando em uma resina vegetal sólida. Os músicos costumam usá-la para passar no arco de instrumentos, gerando maior aderência do arco com a corda, favorecendo o som. Também é usada na manutenção de cabos de aço, na medicina e ainda como incenso.

5. Resina fenólicas

Assim como os demais tipos de resinas já apresentados durante este artigo, a resina fenólica também é muito versátil. Ela é usada na fabricação de bolas de sinuca, em revestimentos, produtos isolantes, além de fazer parte da composição de vernizes e tintas. Se trata de um tipo de resina sintética encontrada em estado sólido, onde colabora para produzir madeira industrial, entre outras utilidades.

Aqui na Retaprene você fica bem informado

Gostou deste conteúdo? Que tal compartilhar com seus amigos que também se interessaram pelo assunto? Nossa equipe se dedica a entregar as melhores dicas e informações enquanto atuamos no mercado de resinas, impermeabilização, peças em poliuretano, pisos e revestimentos. Acesse nosso site e conheça como podemos te ajudar!

Leia também



Principais Clientes conheça algumas das empresas atendidas pela Retaprene

  • Logo AES Eletropaulo
  • Logo ALCOA
  • Logo CPTM
  • Logo Cyrela
  • Logo Embraer
  • Logo FLSmidth
  • Logo JCDecaux
  • Logo Kimberly Clark
  • Logo Natal Shopping
  • Logo Paranapanema
  • Logo Prysmian
  • Logo Technip
  • Logo vallourec