Revestimento de resina para pisos: definição, benefícios e tipos
O revestimento de resina ganha cada vez mais popularidade no mercado graças a união de benefícios do produto. Sua valorização dentro do ramo de construção civil se dá pela versatilidade do material e pelas soluções que proporciona. Neste artigo, você vai entender mais sobre suas características, aplicações e tipos. Acompanhe!
O que é e benefícios do revestimento de resina
Produzido a partir da união de tinta epóxi e endurecedor (um tipo de catalisador) o revestimento de resina forma uma mistura homogênea. Sua aparência é de um grande piso sem emendas, como uma única pedra, por isso também é chamado de piso monolítico (sem juntas). Ao entrar em contato com o piso, ele acaba endurecendo, proporcionando o aspecto homogêneo e liso.
A sua principal função, além de proporcionar um aspecto bonito ao ambiente, é realizar a manutenção dos pisos. Ou seja, com ele é possível reparar rachaduras e fissuras feitas em pisos de concreto. O revestimento de resina tem também a finalidade de aumentar a resistência dos pisos contra impactos, desgastes e ainda suporta alto tráfego de pessoas.
Por essas e outras esse material é tão versátil, pois pode ser usado desde em residências até grandes indústrias e fábricas. Seu revestimento suporta altas e baixas temperaturas e tem durabilidade contra ações químicas e físicas.
Ele não apenas tem todas as vantagens já citadas aqui, como ainda proporciona fácil aplicação, custo baixo, é um material sustentável, impermeável e não absorve alguns compostos como óleos, graxas e afins. O ambiente que recebe a superfície feita de resina ainda ganha mais claridade.
Os 3 tipos de revestimentos de resinas
Com alto acabamento estético, além de todas as características que mencionamos, o revestimento é uma das soluções em piso mais procuradas pelo ramo de construção. Ele pode ser encontrado em três estados: áspero, semi liso e liso, sendo a pintura de alta ou baixa espessura.
Ainda que, seja qual for o tipo de revestimento, ele pode receber diferentes formas de aplicação, são elas: espatulada, em camadas múltiplas e auto nivelada. Para isso, antes de decidir a forma de instalação é preciso identificar o estado do piso atual. Só assim é possível escolher a aplicação ideal.
O acabamento dos pisos monolíticos, como também são chamados, possuem acabamentos variados. Entre as opções estão o fosco, natural, com flocos de tinta, com manchas, brilhante, aspecto de mármore ou granito entre outras.
Ainda que o cliente prefira outros modelos, é possível personalizar o revestimento de resina. Cores, tonalidades, acabamentos e até a aplicação de desenhos são adaptáveis.
Onde o revestimento de resina é utilizado
Devido aos seus ótimos benefícios e versatilidade, o revestimento de resina pode ser usados em diversas situações. Veja:
- Hospitais;
- Indústrias;
- Escolas;
- Laboratórios;
- Residenciais;
- Estacionamentos;
- Quadras esportivas;
- Concessionárias;
- Oficinas.
Retaprene: seu revestimento está aqui
Você já conhece nossos serviços? Comercializamos dois tipos diferentes de matérias-primas. Para os clientes que necessitam de superfícies impermeabilizadas, oferecemos as resinas de poliuretano. Já para a aplicação de acabamentos com resistências mecânicas, entre outras características, disponibilizamos resinas de epóxi. Então, acesse nosso site e entre em contato com a gente!
Leia também
Restauração de pisos de madeira: escolha sua opção favoritaTipos de Pisos de Porcelanato: qual a melhor opção para minha casa?